Visual do site e seu impacto nas vendas

Venda mais investindo no visual do site

Ter um bom layout em seu site ajuda não somente a atrair usuários, mas também a prendê-los em sua loja e motivá-los a comprar de você.
Porém não basta apenas ter um layout, é necessário investir em um design de qualidade e entender o propósito de cada elemento visual ali contido.
Preparamos então esse post para ajudá-lo a entender melhor o processo e a importância de investir em um bom visual. Confira.

Identidade visual

A identidade visual de sua marca é composta por vários elementos que vão desde o logo e a tipografia escolhida até o design das embalagens.
Dentro do site as formas, cores, tipografia e outros elementos gráficos devem estabelecer um padrão único para sua marca.

Como montar uma boa combinação de elementos visuais?

Antes de iniciar o processo de criação de seu layout é necessário conhecer bem seu público alvo, dessa forma você saberá em que elementos apostar e poderá utilizar técnicas de influência mental como a psicologia das cores.
Tudo deve casar perfeitamente, coloque propósito no logo, na tipografia, cores, artes, textos, fotos e etc.

Cores

As cores têm uma influência direta nas impressões do site e na forma de interação do usuário com a plataforma.
Você sabe por qual motivo as cores do Jornal Nacional são predominantemente azuis? O azul além de transmitir harmonia e tranquilidade também causa menor cansaço ocular, dessa forma quem está assistindo o jornal depois de um cansativo dia de trabalho pode absorver tudo que está sendo passado ali sem desconfortos.

Apostar nas cores certas pode guiar totalmente o comportamento do usuário pelo caminho que você quer.

Entenda como algumas cores podem te ajudar a manipular o comportamento dos clientes:

Amarelo: Utilizada para atrair a atenção.

Roxo: Traz calma e suavidade.

Laranja: É uma cor agressiva, geralmente é utilizada em chamadas imperativas.

Verde: Essa cor é associada à fortuna. Segundo um estudo dirigido pela NFG Games, o verde também é a cor melhor processada por nossos olhos. É uma boa empregá-la quando buscar causar relaxamento.

Vermelho: Causa aumento da frequência cardíaca e consequentemente o sentimento de urgência. Pode ser usada para induzir clientes a comprarem por impulso em promoções ou combinada com a estratégia de cross selling no momento de finalização de uma compra.

Azul: Transmite confiança e segurança. Pode ser utilizado em chekouts e em páginas de pagamento.

Rosa: A cor rosa é associada a feminilidade e romantismo. Agrega sentimentalismo à marca ou produto e é geralmente utilizada em produtos para o público feminino.

Preto: O preto é normalmente utilizado para produtos de luxo, porém ele pode conferir aos demais esse ar luxuoso.

Tipografia

A tipografia estuda a composição e impressão de um texto trabalhando o design das letras e textos no intuito de entregar uma comunicação escrita efetiva e harmônica.

Os tipos são divididos em famílias com base na estrutura de suas hastes, serifas e trave.

Cada família tem melhor desempenho em determinada situação e suas recomendações de uso variam.

Confira alguma das famílias tipográficas mais comuns:

Romana Antiga – Possui contraste das hastes e serifa triangular. Ideal para textos longos.

Romana Moderna – Possui contraste das hastes e serifa retilínea. Assim como sua predecessora é indicada para longos textos.

Lapidária – Não possui serifa e suas linhas são mais uniformes. Indicada para textos cursos que exigem fácil leitura.

Cursiva – As letras são inclinadas e mais conectadas, simulando uma escrita manual. Transmitem elegância e classe.

Egípcia – Possui serifas pesadas e retangulares. É muito utilizada na publicidade.

Logo

Para ter o logo ideal para sua loja é importante que contrate um profissional da área e alinhe bem suas ideias com ele. Ele saberá te orientar para que o logo transmita todo o ideal da marca, seja visualmente agradável e ajude sua marca a ser reconhecida.

Da mesma forma o layout pede profissionalidade. Você pode estudar psicologia das cores, efeito de formas, famílias tipográficas e afins para ajudar no processo de criação, porém o designer saberá exatamente como unir todos os elementos da melhor forma, o que acrescentar e o que tirar.

Comente