Boletos: Devo utilizar?

Porque devo vender por boleto?

Origem dos boletos

O banco Central instaurou em 1993 uma instrução normativa que determinou os procedimentos de cobrança eletrônica de pagamentos. Surgiram então os boletos no intuito de facilitar pagamentos e entregar maior comodidade.
Os boletos porém eram suscetíveis a golpes e acabavam gerando grande prejuízo, criaram então os boletos registrados que reduziram imensamente o número de fraudes.

Mas afinal, por que devo vender por boleto?

Para reduzir o número de carrinhos abandonados e otimizar o número de vendas, recomenda-se oferecer o maior número de formas de pagamento visando que pelo menos um deles agrade o consumidor.
O meio mais utilizado para pagamentos on-line são cartões de crédito e débito e logo em seguida boletos.

Confira algumas das vantagens de usar esse meio de cobrança para seu negócio:

  • Segurança: Muitas pessoas ainda têm receio de realizar compras online com cartões por medo de terem seus dados roubados e cartões clonados. Tendo o Boleto em mãos o cliente pode optar por fazer o pagamento em débito, crédito ou dinheiro e ter ainda acesso a um comprovante virtual.
  • Desconto: Diversas operadoras de cartões cobram taxas de até 6% em cima das vendas, afetando assim o lucro. Já com boletos é praticável oferecer até 10% de desconto para os consumidores, incentivando assim as compras e movimentando constantemente o caixa.
  • Facilidade: O cliente que escolhe fazer o pagamento encontra extrema comodidade, além de poder escolher se irá usar crédito, débito ou dinheiro ele ainda pode escolher onde fará o pagamento. Lotéricas, bancos, internet banking e aplicativos de pagamento, fica à escolha do cliente.
    Já para os vendedores tudo fica ainda mais fácil tendo um sistema de emissão de boletos integrado, como a PagHiper. Esse tipo de serviço automatiza o preenchimento de dados no boleto na hora da compra, permitindo que o vendedor otimize seu tempo sem precisar preencher manualmente todos os campos no site do banco.
  • Prazos: Se você possui um serviço de intermediação de pagamentos, você pode receber o valor da venda até imediatamente, diferentemente das vendas por cartões e outros meios de pagamento que podem segurar o dinheiro até 30 dias.
  • Fluxo de caixa: Essa agilidade proporcionada pelos boletos afeta diretamente o fluxo de caixa. Geralmente as compras online não são parceladas no boleto, isso incentiva o pagamento a vista.
    Por consequência o dinheiro estará em pouco tempo em sua mão e gerará maior capitalização para seu negócio.

Comente