A importância de um Layout Responsivo

Um layout responsivo é feito para se adaptar a qualquer tipo de resolução, sem ficar desproporcional, ou seja, o site sempre vai se adaptar independente do tamanho da tela do dispositivo de quem esteja vendo, seja por computador, tablets ou celulares.

Cada vez mais aumenta o número de brasileiros com dispositivos móveis, segundo o IBGE 92% dos domicílios brasileiros acessam internet por meio de celular e segundo o selo E-Bit em 2017, 27,3% dos pedidos foram feitas através de celulares, e muitas vezes o primeiro contato  do cliente com a loja é via celular, mesmo que depois finalize a compra pelo computador por isto a importância de ter um layout responsivo.

Principais motivos para ter um layout responsivo

1- Experiência do usuário

Pense que seu consumidor entra pela primeira vez na sua loja via celular e encontra tudo desalinhado, além de passar uma péssima impressão, deixará seu cliente confuso sobre as informações do site, sendo que está tudo fora do lugar, fazendo com que ele acabe desistindo da compra, antes mesmo de verificar seus produtos e preços.

Tenha foco que o online deve ser sempre prático, dinâmico e objetivo para trazer a melhor experiencia de compra para seu cliente.

2- SEO

Hoje o Google já tem um algoritmo no mecanismo de busca que dá preferência aos sites que são responsivos, inclusivo esse é um dos fatores do índice de qualidade do Google Ads. Ou seja, um layout responsivo ajuda no posicionamento da sua loja no momento da busca.

3- Diminuir Taxa de Rejeição

Com um layout responsivo você diminui as chances de um usuário entrar no seu site e logo sair, pois se o usuário entra na sua loja pelo celular e encontra ela toda “bagunçada”, as probabilidades dele sair sem olhar nada são muito grandes.

E deve ter muito cuidado com esta taxa de rejeição para não prejudicar seu posicionamento nas buscas do Google, tanto as pagas quanto as orgânicas.

4- Aumentar Vendas

Como hoje a maioria dos acessos é via celular e cada vez mais cresce o número de compras via dispositivos moveis como dados apontam acima, é importantíssimo pensar na responsividade do seu layout para qualquer dispositivo, pois as vezes o cliente nem chega a navegar na sua loja, pesquisar seus produtos ou preços devido ao seu layout não ser responsivo. Como já falamos muitos dos primeiro acessos a loja é pelo celular devido a praticidade e presença constante durante o dia, mesmo que a compra se finalize pelo desktop.

 

Comente