Como treinar sua equipe de trabalho sem gastar muito

Treinar a equipe de trabalho é sempre uma atividade muito eficaz para melhorar a empresa em vários aspectos, sejam eles no atendimento, na qualidade da produção de um produto ou serviço, no surgimento de novas ideias, entre outros pontos.
No entanto, esse tipo de programa é visto muitas vezes por lojistas como um meio caro para melhorar o processo. No entanto, é importante saber que nem sempre, hoje em dia, existem muitas alternativas para se fazer isso, você não precisa investir muito dinheiro pra oferecer um bom treinamento para a sua equipe, mas pode usar muitos métodos que podem ser muito eficazes e melhorar significativamente a performance de seus colaboradores, listamos 3 que podem ser bem úteis e simples de colocar em prática:

– Use as reclamações dos clientes a seu favor: Você sabia que as reclamações de seus clientes pode servir muito para identificar os pontos negativos de sua equipe para então trabalhar em cima disso?
Através delas, você pode aperfeiçoar estratégias de vendas e melhorar o atendimento com os clientes. O essencial é buscar entender de onde vem o problema, para assim poder orientar os colaboradores sobre a melhor maneira de lidar com eles, além de solucionar um problema, os funcionários terão a oportunidade de adotar estratégias mais eficazes para resolvê-los.

– Se beneficie de conteúdos virtuais: A internet pode ser muito útil para isso, existem diversos e-books, livros, vídeos e artigos que abordam o universo dos negócios e que quase sempre são disponibilizados de forma gratuita, são materiais que podem trazer muito conhecimento e novidades pra sua equipe. Para que a estratégia tenha um resultado bom, você pode disponibilizar a todos e pedir para que o time discuta sobre os temas abordados.

– Realize Quiz: Esta estratégia é muito eficaz, nela, o líder pode subdividir o treinamento por etapas e ir aplicando-as conforme o tempo, por exemplo: pode criar o “treino das situações recorrentes”, separar as situações mais recorrentes na empresa e perguntar a algum integrante da equipe como agir diante daquele cenário.
Por exemplo: “O que você faz quando o cliente fala que só quer se informar sobre a produto?” Assim que ele responder, abra espaço para que os outros integrantes também respondam a mesma pergunta, assim, terão diversas opiniões e estratégias diferentes para aquela situação.

#BoasVendas
Até a próxima!

Comente