Como aumentar a conversão das vendas no boleto bancário?

Acessar o site, navegar entre as páginas, gostar de algo, emitir um boleto, porém, deixar pra pagar depois, acontece muito né?

Uma atitude muito comum entre os consumidores online, porém um pesadelo para os lojistas.

Sabemos que isso acontece diariamente nos e-commerces, e é sem dúvidas um desafio e um questionamento que muitos lojistas estão sempre se fazendo: “Como faço para aumentar a conversão de pagamentos de boletos na minha loja?”

O boleto bancário, é uma das formas de pagamentos mais usadas pelos usuários na hora de comprar online.

Mas ao contrário do cartão de crédito que possui intermediadores concluindo o processo do pagamento, o boleto ainda passa pela ultima fase exigindo que o cliente depois da compra, faça o pagamento.

Lá vai algumas dicas que você pode adotar na sua loja para tentar aumentar a conversão no boleto:

1 -Instigue o cliente com o produto/serviço

O cliente foi na sua loja, escolheu o produto, emitiu o boleto, mas já se passaram alguns dias e ele ainda não fez o pagamento? hmmmm…

Que tal criar uma estratégia de e-mail marketing onde você apresenta aos poucos (sequência de e-mails) benefícios daquele produto/serviço que ele escolheu, quais os resultados ele vai ter, depoimentos de pessoas que já compraram, usaram e aprovaram?

Além de lembrá-lo, vai criar um motivo e incentivá-los a pagar.

2 -Faça um contato telefônico

Se mesmo depois da estratégia da sequência de e-mails marketing, o cliente ainda não pagar o boleto, parta para uma abordagem mais pessoal.

Faça um contato telefônico, pergunte se ficou alguma dúvida com relação ao produto/serviço, se ele prefere que você emita um novo boleto em uma nova data. Tente entendê-lo e propor uma solução viável onde ambos saiam satisfeitos.

3 – Encurte o prazo de vencimento

Uma dica muito importante para aumentar a conversão no boleto, é encurtar o seu prazo de vencimento para 1 ou 2 dias.

Pelo fato de ser um modelo de compra onde o cliente primeiro compra e depois paga, o usuário pode postergar o pagamento ao máximo até o último dia do vencimento.

Mas se você coloca que ele irá vencer no dia seguinte ao da emissão, por exemplo, criará um senso de urgência no pagador e fará com que ele pague o mais rápido possível, além do mais, você não ficará com o produto fora do estoque por muito tempo esperando o boleto do cliente vencer.

Por exemplo, se você deixa o boleto configurado para vencer com 5 dias, você ficaria esses 5 dias + uns 2 esperando esse boleto cancelar para por o produto novamente a venda (se fosse a última peça por exemplo).

4 – WhatsApp

Outra opção, além do telefone, pode ser o contato feito via whatsApp.

Com esse meio, você também faz basicamente a mesma coisa, entra em contato com o cliente dizendo que foi gerado um boleto, porém que ainda não houve o pagamento.

Pergunte se ele ficou com alguma dúvida, se você pode ajudar em algo, se ele precisa de um prazo maior para pagamento. Seja sempre prestativo.

Pequenos detalhes podem motivar o cliente a fazer o pagamento.

Apresentando-se disponível para resolver quaisquer dúvidas que ele venha a ter, mostra que você se importa com a compra dele e está em busca da melhor solução.

Um abraço e ótimas vendas =D

 

Comente