4 Técnicas que melhoram sua capacidade de memorização

Algumas pesquisas mostram que de todo conteúdo que entramos em contato diariamente, apenas 10% conseguimos nos lembrar, os 90% restante, são esquecidos logo depois que aprendemos.
Praticamente tudo que fazemos precisamos da memória, seja para resolver assuntos de trabalho ou até mesmo alguma atividade simples do dia a dia, como se lembrar onde está sua pasta por exemplo.
Ter uma boa memória nos ajuda a reduzir o tempo que gastamos em atividades, além de nos proporcionar a resolução de problemas de uma forma mais rápida e criativa. Preparamos algumas técnicas podem nos ajudar com isso:

1) Dormir bem
A fixação de informação acontece enquanto estamos dormindo. O sono ajuda a organizar as ideias e ensina à mente a resolver problemas. Enquanto dormimos todo o conhecimento que adquirimos durante o dia é processado pelo cérebro e armazenado em forma de memória permanente, conforme afirma um estudo desenvolvido pelo Americano Robert Stickgold para a Universidade de Harvard, portanto, dormir bem melhora sua capacidade de memorização.

2) Fazer associações entre novas informações com conhecimentos já adquiridos
Ao fazer associações com coisas que já fazem parte do seu repertório, você tende a fixar melhor aquela nova informação. A Aprendizagem não é algo individual, ela faz parte de um procedimento inteiramente conectado, por isso a importância de fazer conexões com assuntos que já conhecemos, para facilitar sua lembrança mais tarde.

3) Revisar tudo que aprendeu no dia
Faça um resumão de tudo que foi aprendido, porém, com suas palavras.
A repetição leva a memorização, e esse é um dos motivos que nos levam a aprender facilmente uma música. Sempre que terminar de ler algo importante, resuma para si mesmo o que compreendeu do texto, crie palavras chaves e se oriente a partir delas.
Esse tipo de exercício fará com que você questione aquilo que acabou de absorver e ainda irá lhe fará associar o conteúdo com assuntos que já sabe, conforme mencionado no item anterior.

4) Cuidar da saúde
Preocupe-se com seu bem-estar físico e mental, a memória é diretamente influenciada pelas condições gerais do seu corpo e da sua mente, sejam elas positivas ou negativas.
A memória pode indicar que algo não está indo muito bem no organismo, no entanto, durma bem, tire tempo para lazer e tenha uma boa alimentação com certeza fará diferença na sua capacidade de memorização.
Quando estamos cansados, sem foco, desatentos, é bem mais complicado para o nosso cérebro armazenar os conteúdos que gostaríamos de aprender.

Até a próxima!

Comente