Tipos de consumidores no e-commerce e suas influências na hora da compra

Você conhece bem o comportamento do seu público? A medida que a sociedade vai mudando, é bem comum que esses hábitos e interesses vá mudando também.

No e-commerce, as oportunidades de vendas e de novos negócios são inúmeras, no entanto, por outro lado a concorrência também é muito grande. E dispara na frente o empreendedor que melhor entende seu público e se atualiza sempre para conseguir fidelizar o cliente.

Seu negócio está preparado para atender e lidar com as exigências de diferentes tipos de clientes? Há os que buscam por praticidade, rápido atendimento, rápido processo de compra, agilidade, entre outros, vejamos alguns deles:

Consumidor Prático

É aquele tipo de consumidor que para alguns tipos de produtos, a preferência é sempre comprar online, comprar na comodidade de sua casa, sem sair, sem pegar filas, é um tipo de consumidor que faz pagamentos usando seu Smartphone e não perde tempo algum.

Para esse tipo de consumidor, um fator não pode ser ignorado, sua loja virtual precisa ter páginas que ofereçam uma boa navegabilidade, pois um consumidor interessado em comprar usando seu celular certamente não perderá tempo em sites onde precisará ficar dando zoom in e zoom out a cada clique.

Sua loja precisa ter o layout responsivo, isto é, todas as suas ferramentas precisam ter uma boa navegação tanto em um desktop, notebook, tablet quanto por um celular.

Um layout bem pensado e uma navegação mais eficaz ajuda seu negócio a aumentar as vendas e impacta melhor a percepção na qualidade de seus serviços.

Esse tipo de comportamento só vem crescendo, uma vez que os celulares estão cada dia mais presentes na vida das pessoas que estão usando para fins cada vez mais específicos que vão além de uma simples ligação ou envio de mensagens de textos.

Hoje em dia é completamente normal que uma grande parte das pessoas optem por pagar suas contas usando aplicativos de bancos, por exemplo.

Consumidor Pesquisador

O consumidor pesquisador pode ser também um consumidor prático, no entanto, a diferença é que ele pensa muito antes de escolher uma empresa para efetuar sua compra.

Quando ele sente a necessidade de comprar algo, ele começa primeiramente a pesquisar na internet, lê resenhas, depoimentos, blogs e muitas indicações que vão moldando sua decisão.

Conforme uma pesquisa do IBOPE e-commerce mais de 47% das pessoas procuram informações sobre o produto desejado antes de realizar a compra.

Para este tipo de consumidor, é interessante que sua loja tenha a opção para que clientes que já compraram, avaliem os produtos.

Porém, não basta apenas ter o sistema de avaliação, mais do que isso, você precisa incentivar os clientes a comentar.

Não adianta nada ter o espaço, se não houver participação e colaboração dos consumidores com suas experiências.

Vale usar os comentários e as experiências de seus clientes para melhorar em pontos que precisam de uma atenção maior.  Afinal, é a sua reputação que está em jogo!

Consumidor Exclusivo

Ser tratado como especial é tudo que um consumidor espera de uma empresa. A melhor forma de satisfazer um cliente assim, é segmentando seu negócio, seja por público, produto, tendências, as pessoas se sentem mais à vontade e motivados a comprar quando navegam em um site onde podem facilmente encontrar o que procura.

Além de segmentar a loja, o atendimento conta muito, quanto mais personalizado e dinâmico você for, mais sucesso terá pois um cliente bem atendido, sem dúvidas, indicará sua marca positivamente para outras pessoas, e convenhamos, não há nada melhor que um marketing boca a boca!

Uma ligação pode não ser a melhor forma de entrar em contato para tratar de algum assunto, devido a correria do dia a dia, mas você pode fazer o uso de mensagens de textos e ser mais pessoal (amigo), são práticas, simples e que não interrompem diretamente seu cliente em suas atividades diárias.

Um abraço e até a próxima!

Comente