Story Telling – Conte histórias para cativar seu cliente

O story telling é nada mais nada menos do que contar histórias de uma forma relevante, muito utilizada pelas empresas que decidem fazer o uso da arte de contar histórias, como uma ferramenta de comunicação e marketing. É uma forma de se comunicar com seu cliente, promovendo seu negócio sem a necessidade de fazer uma venda direta, isto significa dizer que o Story telling tem uma característica mais persuasiva, e não invasiva.

É uma ferramenta bastante utilizada na publicidade e se destaca pela capacidade que ela tem de atingir o público de uma forma mais intensa, ou seja, a técnica aproxima a marca e o consumidor final, com ela é possível compartilhar ideias, conhecimentos entre outros interesses usando uma narrativa.

Sua eficiência se dá principalmente pelo fato do bombardeio de informação que é disparado diariamente na mídia, o processo de massificação da informação tem apurado a capacidade crítica das pessoas, que passaram a analisar melhor aquilo que se apresenta diante de si, e tendem a rejeitar o que chamamos de “marketing” ou tudo aquilo que os “obrigam” a comprar algo  ou a adotar determinado comportamento.

Se sua marca tem uma abordagem mais sutil e apresenta uma narrativa mais interessante, seu cliente, e também potencial cliente, acaba se aproximando mais de você, com isso, cria-se uma relação mais saudável entre cliente e empresa.
A técnica visa aumentar as vendas de uma forma mais indireta e emocional.

Por que usar a técnica?

É comum hoje, vermos os anúncios no Youtube sempre seguindo uma abordagem contando histórias narradas, histórias que acabam entrando na mente dos usuários, é normal que as histórias acabem se transformando em ideias, se a sua história for boa, certamente os usuários irão comentar e compartilhar, outra, característica da técnica é a viralização, afinal, uma boa história sempre tem aquele Buzz, além de ser lembrada com mais facilidade pelas pessoas.

Exemplos de Story Telling:

Narrativa com emoção, foi a aposta da marca União em uma campanha para comemorar seus 105 anos.

A aposta da Dove nesta campanha foi usar a jornada de ser mãe para no final divulgar seus produtos.

Esse é talvez um dos mais conhecidos, a VIVO conta a história de Eduardo e Mônica cantado na música usando as técnicas de Story Telling para divulgar seus produtos e serviços.

Boa sorte nas suas histórias!
Abraços.

Comente