Estratégias para Mobile, aposte nessa ideia

O uso da internet nos aparelhos celulares e tablets já ultrapassou o uso em Desktops a um tempo, com isso, os esforços em comunicação e publicidade voltadas para o mobile nos Estados Unidos por exemplo, já representa 2x mais o valor que é investido em comunicação para desktops.

O Internet Trends Reports é um relatório que é anualmente realizado pela KPCB (Kleiner Perkins Caufield & Byers), o relatório é conhecido por muitos como um dos mais completos e o mais aguardado todo ano sobre internet e tecnologia.

É inicialmente voltado para o público norte americano, no entanto aborda tendências globais mostrando o crescimento do acesso a internet no mundo inteiro. Embora tenha o enfoque nos Estados Unidos, podemos tirar informações bastante relevantes para a tomada de decisões.

 

Através do gráfico apresentado no relatório, podemos notar que o uso da internet tem aumentado desde 2008, no entanto é importante notar também que embora o número de usuários usando a internet esteja crescendo como um todo, o aumento por desktop está estabilizado desde 2014, e o seu crescimento está sendo sustentado pelo uso dos aparelhos móveis, como: smartphones e tablets.

Basta vermos que a partir do ano de 2013 houve uma diminuição no uso da internet através do desktop e um aumento na audiência de aparelhos celulares.

O que podemos aprender com isso?

 

O relatório mostra que os investimentos em publicidade para esta mídia está ultrapassado se compararmos com o tempo de engajamento dos usuários, nos mostra que existe uma grande oportunidade para explorar cada vez mais esse meio.

Mobile first

Existe um conceito bastante utilizado por designers e desenvolvedores atualmente, o mobile first, que leva em consideração o desenvolvimento do site primeiramente pensado para os smartphones, para então ser feito para os desktops.

A maior parte das pesquisas que são feitas pelo Google, provém de smartphones e tablets, e já é sabido que esses dispositivos são importantes fatores no Ranking de buscas. Para melhorar ainda mais a assertividade das pesquisas, a empresa Google desenvolveu uma nova indexação exclusiva para essa tendência, tornando- se também o buscador mais relevante para sites pensados para Mobile First.

Se o seu site não foi desenvolvido primeiramente para Smartphones, é indispensável que ele seja ao menos desenvolvido de forma responsiva, pois com o design responsivo, seu site passa a se encaixar corretamente na tela do usuário, seja o acesso feito por celular, tablet ou desktop.

Sem o layout responsivo a navegação fica difícil, fazendo com que o usuário tenha que utilizar zoom in e zoom out para visualizar a informação de forma clara, o que acaba tendo um efeito bastante negativo pois em um e-commerce por exemplo, pode fazer com que ele desista de realizar uma compra por conta da complexidade.

Além de proporcionar uma melhor experiência para a navegação do usuário, você pode explorar o potencial desta mídia pensando em estratégias de publicidade específicas e melhorar a comunicação com o seu público alvo.

Abraços,
Até a próxima

#BoasVendas

Comente