Qual importância de se preparar para Black Friday

Estamos a menos de um mês para uma das datas mais importantes do E-commerce a Black Friday, que neste ano acontecerá dia 23 de novembro. Segundo dados da Ebit em 2017 a Black Friday gerou R$2,1 bilhões em faturamento e um total de R$3,76 bilhões de pedidos. E segundo pesquisa da MindMiners 60% dos consumidores pretendem nesta data fazer pelo menos uma compra.

Ou seja, para você lojista é uma data extremamente importante e para aproveitar bem ela sem dor de cabeça tem alguns pontos importantes que devem ser bem planejados antes da data:

1- Estoque e Logística

Você deve preparar seu estoque físico e virtual para atender seus clientes, para que no momento da compra ele não tenha problemas com falta de estoque e que você consiga atender essa demanda após a data. Além da venda do produto nesta data, também deve se preocupar com a entrega dele, pois como se trata de uma grande quantidade você precisa ter um planejamento logístico para atender a todos.

Não confie apenas nos correios, monte um plano B para utilizar também transportadoras e intermediadores de entregas e evite reclamações após a Black Friday.

2- Promoções

Nada de aumentar os preços em outubro para diminuir na Black Friday, pois o consumidor meses antes já começa avaliar os preços para conseguir ofertas reais na data, então faça a definição de quais promoções irá realizar no dia para que sejam ofertas reais para seus clientes e que também não traga prejuízos para a empresa.

3- Comunicação

Não espere o dia da Black Friday chegar para começar a montar suas peças de divulgação, tenha isso bem planejado e organizado 1 mês antes no mínimo. Organize seus disparos de e-mails, criação de banners para divulgação antes e no dia da Black Friday.

Você precisa utilizar a maioria dos canais de comunicação para atrair e mostrar suas promoções para seus consumidores, pois são inúmeras lojas fazendo o mesmo nesta data, então com uma comunicação bem planejada e promoções atrativas você conseguirá converter ainda mais nesta data.

Além disto preparar sua loja virtual para já na página inicial seu cliente conheça suas ofertas, deixe os produtos com desconto em destaque na página inicial e em suas respectivas categorias, para que o consumidor não perca tempo procurando suas ofertas.

4- Atendimento

Prepare sua equipe para atender essa demanda tão grande de clientes e compras, tanto para o dia 23 e para o pós-venda desses produtos, pois com um bom atendimento esse cliente certamente lembrará de você nas próximas compras, e lembrando que logo em seguida já começa as vendas de final de ano.

Então prepare sua equipe para solucionar da melhor maneira possível os problemas que podem surgir durante e após a Black Friday, faça uma pesquisa de satisfação e analise as informações dos seus clientes de pontos de melhoria para a próxima Black Friday.

 

Comente