A internet como fator decisivo de compra, o que seu negócio tem a ver com isso? Tudo!

Conforme uma pesquisa online realizada pela Kantar IBOPE Media, com relação ao comportamento e hábitos de consumo dos internautas, cerca de 64% das pessoas entrevistadas que acessaram a internet nos últimos 7 dias disseram acreditar que analisar a opinião de outras pessoas que já adquiriram determinado produto ou tiveram determinada experiência de compra, ajudam a tomar decisões importantes na hora de comprar.

A pesquisa confirma que 73% das pessoas recorrem a internet para se informar antes de comprar algum produto, e 71% acreditam que a internet pode fornecer informações importantes sobre produtos ou marcas que não estão disponíveis em outros lugares, além de 38% acharem que a conveniência que a internet oferece é mais importante do que o preço.

O que esses números nos mostram? É simples, o mundo digital provocou grandes mudanças no comportamento das pessoas e revolucionou o marketing. Antes, para efetuar a venda de algum produto, as empresas poderiam apenas definir as estratégias e fazer a comunicação com o público que na maioria das vezes era feito de uma forma massiva, desta forma, o consumidor conhecendo o produto/serviço, tomava sua decisão de compra de acordo com as características informadas, preço, sua opinião e experiências pessoais.

Algumas dessas ações ainda continuam tendo impacto, as estratégias, a comunicação de massa, porém, antes do cliente tomar sua decisão de compra, ele procura se informar sobre a marca, busca informações mais específicas do produto nas redes sociais seja com amigos ou desconhecidos que compartilharam suas experiências, fóruns, vídeos e sites de reclamações, isto significa que o consumidor está cada vez mais preocupado em conhecer a imagem e a reputação digital da empresa para então confiar, e adquirir o produto oferecido.

E este novo consumidor, quase sempre, ao passar por todas essas etapas, costuma voltar na internet para compartilhar sua experiência com a empresa, produto/serviço, independente de ter sido boa ou não, isso acaba servindo de “alimento” para a marca no digital e influenciando positivamente ou negativamente os futuros consumidores que certamente passarão pelo mesmo processo. Como você tem trabalhado a sua imagem?

#BoasVendas
Até a próxima!

Comente