Como prevenir fraudes ao comprar online

São inúmeras as vantagens de se comprar online. Há quem prefira se virar sozinho sem a ajuda de um vendedor, ninguém perde tempo com filas enormes e cansativas na hora pagar, é possível comprar a hora que quiser, e para quem gosta de economizar, a internet facilita e muito na hora de analisar qual loja está oferecendo o mesmo produto a um preço mais baixo;

No entanto, mesmo com as incontáveis vantagens de se comprar online, o consumidor, independentemente da época do ano sempre corre o risco de cair em golpes praticados por estelionatários. E é importante e recomendável sempre se atentar a diversos detalhes de segurança na hora de comprar.

Separamos aqui neste artigo, algumas medidas de segurança que podem prevenir e reduzir as chances disso acontecer com você:

1) Observe e analise bem as informações fornecidas pelo site que está comprando. Não arrisque comprar em um site que não informa telefone, CNPJ, endereço entre outras informações que são de interesse do consumidor.

As chances de ser enganado são grandes em sites que deixam a desejar com esse tipo de informação.
Para verificar se o CNPJ da empresa é válido, você pode fazer uma consulta no site da receita acessando o link.

2) Outra forma de saber se um site é confiável ou não, é observar se antes da URL existe a presença de um “cadeado”. Os cadeados são medidas de segurança que atestam a identidade de um site, isto é, um site que contenha esse atestado passou por um processo de análise um pouco burocrática para comprovar sua autenticidade.

Porém, o fato de um site apresentar um cadeado de segurança não elimina os riscos de se cair em um golpe, pois atualmente existem hackers que são capazes de burlar essa medida de segurança, e por mais que o site seja confiável, existe também a chance do computador ou a rede ter sido invadida por vírus.

Então, isso significa que mesmo com os cadeados de segurança, é essencial se atentar a todos os detalhes que juntos formam uma imagem mais segura do site.

3) Tome muito cuidado ao abrir links e anexos desconhecidos recebidos no e-mail. Evite abrir, pois na maioria das vezes são arquivos que contém vírus que capturam seus dados pessoais e acabam fazendo compras em seu nome sem que você “perceba”.

4) Procure não comprar e nem fazer pagamento usando computadores de outras pessoas ou redes de WiFi públicas. Sempre que possível, pare para checar extratos das contas bancárias e dos cartões de créditos para certificar se não há nenhuma atividade suspeita e sempre utilize e atualize o anti vírus.

5) Promoções e descontos são comuns em muitos sites, mas sempre que houver um preço muito abaixo dos outros preços do mercado, suspeite. Procure sempre checar a reputação do site nas redes sociais e em sites onde os consumidores costumam compartilhar experiências de compra, leia os comentários e leve tudo em consideração na hora de comprar.

6) Sempre guarde e-mails recebidos, comprovantes de pagamento, nota fiscal, comunicados, ou seja, tudo que comprove as informações referentes a sua compra. Se por um acaso você precisar entrar com algum processo judical contra a empresa, eles irão lhe ajudar a comprovar o compromisso que a empresa assumiu com você no ato da compra.

Seja um consumidor informado e atento, as chances de cair em um golpe diminuem consideravelmente, mas não se esqueça, quando falamos em compras online, todo cuidado é pouco!

Conheça os direitos do consumidor aqui

Boas compras.

Comente