Como lidar com as trocas e devoluções

Conforme um estudo realizado pela Worldpay, o Global Payments Reports 2017, as vendas no comércio eletrônico no Brasil, deve atingir US$ 23,7 bilhões até 2021, e na medida que esse aumento nas vendas vem crescendo, infelizmente também crescem os casos de insatisfação com a compra e pedidos de devoluções.

Isso acaba implicando para as empresas um aumento nos custos por conta do processo de devolução. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas pra você saber como lidar com esse tipo de situação:

1 ) Simplifique o processo

Descomplicar o processo de devolução/troca da sua loja é uma maneira de conquistar o cliente e fazer com que ele seja fiel a sua marca.

Comprar online é prático, porém nem todos são adeptos a este modelo de compra, principalmente no setor de vestuário, muitas pessoas resistem por achar que a roupa ou sapato poderá não servir e desanimam de comprar, isso é muito comum.

Porém se a sua loja oferece uma política de troca simplificada, poderá animar o cliente e deixá-lo empolgado para fazer suas compras, pois sabe que se precisar trocar ou devolver, não terá dores de cabeça.

Mantenha sua política de troca sempre atualizada e de fácil acesso aos usuários, seja transparente e claro para prevenir possíveis problemas.

2) Veja como uma oportunidade

Apesar de parecer, nem sempre as devoluções são experiências negativas para o consumidor, se as regras são previamente bem explicadas.
Pois, como mencionado anteriormente, um processo de troca e devolução descomplicado pode até melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar as chances de um novo negócio.

Por exemplo, digamos que uma pessoa compra em uma loja, não gosta do produto e quer trocar por outro, porém o procedimento é muito complicado e demorado, provavelmente este consumidor (a) não voltará a fazer negócios com a empresa por ter tido uma experiência negativa, no entanto se a situação for contrária, isto é, o cliente comprar e no procedimento de troca a empresa oferecer um bom atendimento e possuir uma política descomplicada, certamente ele não verá como uma experiência negativa e sua empresa continuará em sua lista para futuras compras.

3) Fique de olho nas redes sociais

As redes sociais proporcionam um relacionamento mais estreito entre empresa e consumidor. Esteja preparado para atender os consumidores mais conectados.

Os usuários estão com uma visão cada dia mais apurada sobre estes processos, e tão importante como lidar com uma solicitação de troca ou devolução, está também o cuidado que é preciso ter para que este tipo de situação seja evitada.

Procure manter um bom relacionamento com seus clientes, lembre-se que o consumidor está sempre atento a todos os detalhes, tanto sobre características dos produtos, como também nas avaliações e experiências de pessoas que já fizeram negócios com a sua loja.

Até a próxima 😀

Comente