5 estratégias para melhorar a quebra de boleto no E-commerce

O boleto bancário ainda é o segundo método mais utilizado, depois do cartão de crédito, pelos brasileiros na hora de pagar suas compras online, porém gerar um boleto não significa que ele será pago.

Apesar de democratizar o acesso de pessoas não bancarizadas ao e-commerce, permitindo que elas façam suas compras, os lojistas ficam receosos de usar este método por conta da alta taxa de quebra de boleto existente. Estima-se que a taxa atual de conversão de boletos no Brasil seja de 30%, ou seja, a cada 100 boletos gerados em um comércio online, apenas trinta são pagos de fato.

E o motivo para que isso aconteça são muitos, por exemplo, podendo ir de um simples esquecimento, até dificuldades na hora de manusear o boleto por conta de seu layout não responsivo em dispositivos móveis e demora na confirmação do pagamento.

Confira as dicas que separamos para você diminuir a quebra de boletos em seu e-commerce agora mesmo!

1- Ofereça desconto para o pagamento no boleto

Apesar dessa tática ser bem conhecida e alguns lojistas ainda terem um pé atrás com ela. O desconto sem sombra de dúvida é um grande incentivo para que o consumidor pague pelo produto ou serviço desejado antes da data de vencimento.

Esse recurso é possível por conta dos custos de transação serem menores que outros meios de pagamento e sua emissão e gerenciamento é mais fácil, tanto para o comprador quanto para o vendedor.

2- Faça campanhas de remarketing

Trabalhar com campanhas de remarketing perto do vencimento é essencial e garante o pagamento em dia, ou ainda trabalhar com boletos já vencidos, renovando sua possibilidade de pagamento ou estendendo seu prazo.

Aqui, o remarketing vai servir para lembrar a pessoa de liquidar o boleto, fazendo com que alguém que já demonstrou interesse no produto seja exposto novamente a essa oferta.

E isso nos leva a nossa próxima dica:

3- Envie o link do boleto por email perto do vencimento

Como dito anteriormente, um dos motivos para quebra de boleto é o esquecimento, sendo assim, a ideia aqui é enviar um email automatizado para relembrar a data de vencimento juntamente com o link para impressão do boleto. Hoje existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço e podem ser integradas facilmente ao seu e-commerce. Assim, é possível diminuir a quebra dos pagamentos com boleto.

4- Otimize a página de pagamento do boleto

Outro fator crucial que contribui para a alta taxa de quebra de boleto é um layout nada compatível com dispositivos móveis, que é o meio usado pela grande maioria dos consumidores atualmente, por isso invista em um design amigável e intuitivo que torne a navegação por seu site e principalmente checkout fácil e rápida.

Faça também com que a finalização da compra e de pagamento online sejam feitos em uma única tela, assim o cliente irá conferir o valor, colocar os dados necessários e gerar o boleto em poucos cliques, sem a necessidade de abertura de outras abas. Dessa maneira, o cliente permanecerá na página e não pensará em abandonar a compra.

5- Ofereça um prazo de pagamento atrativo

Junto de tudo isso, oferecer prazos diferenciados para pagamentos em boleto podem ajudar seu e-commerce a se destacar no mercado e ainda aumentar suas conversões por esse método. Afinal, imprevistos podem acontecer e o cliente pode não ter conseguido efetuar o pagamento no tempo correto.

Por isso, é necessário a combinação das dicas acima para montar uma estratégia de vendas assertiva, aumentar o número de conversões e diminuir a quebra de boletos em seu e-commerce.

Conheça a wap.store

A wap.store, parceira da PagHiper, é uma plataforma de e-commerce SAAS (sigla derivada do inglês “Software as a Service”), que incrementa em mais de 50% a conversão de seus clientes e conta com estratégias de mercado voltadas para performance e relação “ganha ganha” com seus clientes. SAAS é uma forma de disponibilizar softwares e soluções em tecnologia de forma online como um serviço que facilita o acesso e manutenção de sua loja online.

Com isso, a plataforma conta com 99% de uptime, ou seja, sua loja sempre online e vendendo 24 horas por dia, além de proporcionar sempre a melhor experiência de compra para seu consumidor final. Venha conhecer!

Comente