4 dicas de marketing para clínicas e escritórios

Conquistar e fidelizar clientes está na lista de desejos de todos os empresários, e não importa qual seja a área de atuação. Nos consultórios médicos, odontológicos, escritórios de engenharia e arquitetura não é diferente, em meio a tanta concorrência, é preciso que o profissional procure sempre se destacar para garantir seu espaço e ganhar a preferência dos pacientes/clientes.

Ao investir em marketing, é possível ter bons resultados e impulsionar ainda mais o consultório/clínica, para isso, é necessário fazer o uso das ferramentas certas e ter conhecimento para administrá-las.

1) Faça com que sua marca seja encontrada no Google

Escolher o local, pensar no ambiente, na decoração, no valor da consulta, tudo isso é muito importante, mas de nada adianta ter toda uma estrutura se quando alguém procura por uma clínica no Google a sua não está lá ;/ Se você ainda não cadastrou seu consultório/escritório para aparecer nas buscas do Google, já ensinamos neste artigo.

2) Crie uma identidade visual

Ter uma identidade visual é um dos primeiros passos para a criação de uma marca forte que venha ser lembrada com facilidade pelos pacientes.

Invista em papelaria com a logo da sua clínica, como: pastas, envelopes, receituários, e não se esqueça de casar o ambiente com as cores da marca. Não tenha dúvidas que irá reforçar sua marca e aumentar a sua visibilidade.

3) Agregue valor a marca com conteúdos atrativos

Além de utilizar o Google para facilitar que o paciente ou cliente encontre sua clínica/escritório, existem outros canais onde você pode trabalhar o marketing, as redes sociais por exemplo, é um excelente canal para divulgar seu consultório e seus serviços, mas pera lá, não é só se auto promover.

Para ganhar seguidores fiéis você precisará oferecer conteúdos de qualidade que irão agregar algum conhecimento para o público, como dicas de saúde que se relacionem com a sua área/especialidade. Por exemplo, se você tem uma clínica de estética, é válido criar conteúdos ensinando a usar algum produto, ou até mesmo criar um artigo ou vídeo mostrando quais benefícios tal procedimento pode proporcionar, mostrar o antes e depois de algum tratamento é uma estratégia que traz bons resultados e é válida também para consultórios odontológicos.

Para escritórios de engenharia, vale divulgar tendências de cores, construções, conteúdos que despertam o interesse e agregam algo para quem está pensando em construir, ou para pessoas que acompanham simplesmente porque se interessam pelo assunto (potenciais clientes), vale abusar de outras redes sociais para mostrar algo mais espontâneo e do momento, por exemplo: se for visitar alguma obra, é válido compartilhar isso com sua rede, mostrar a equipe para dar uma humanizada no negócio e ter sempre pessoas que te acompanham.

É válido ressaltar que, é importante que você tenha conhecimento do código de ética que determina algumas regras de divulgação para serviços específicos. Então, cuidado para não constranger seu paciente/cliente em alguma divulgação, sempre converse antes e tenha sua autorização.

4) Incentive o boca a boca

Pessoas costumam confiar no que as outras falam, e isso tem um peso muito grande, sabendo disso, ofereça um bom atendimento para que seu paciente tenha uma boa experiência em sua clínica e consequentemente passe a divulgar seu trabalho para as outras pessoas.

Treine toda a equipe para oferecer também um atendimento agradável e faça com que o paciente se sinta seguro e protegido em seus cuidados, certamente terá um retorno bastante positivo.

Se você tem um escritório de engenharia ou arquitetura, ao apresentar um projeto para o cliente, procure causar uma boa impressão, pense em todos os detalhes para ele saber que está lidando com alguém profissional e organizado, se atente a alguns detalhes, como ter um bom portfólio de projetos, um histórico de assuntos que você já fez, e não se esqueça também do ambiente., afinal, seu cliente precisa sentir segurança e confiança no seu trabalho para então poder divulgar para outras pessoas.

Abraços, e até a próxima!

Comente