3 Motivos que faz com que sua loja perca clientes

Nem todo mundo que acessa uma loja virtual pela primeira vez, realiza uma compra, e isso acontece porque primeiramente o consumidor precisa sentir confiança na empresa em que vai deixar seu dinheiro.

Isso significa que você precisa convencê-lo, talvez consiga na primeira visita, porém ás vezes pode ganha-lo na segunda ou terceira, vai depender da maneira como trabalha sua comunicação e estrutura o seu site.

  1. Falta de informação

    Falta de informações essenciais sobre o produto em seu site pode desanimar o usuário, principalmente se for uma primeira visita.Quando você está interessado em algum produto, uma das coisas que você prioriza ao comprar online são as informações técnicas sobre aquele item, não se esqueça de informar, numeração, tamanho, cores, entre outras informações, se não houver disponibilidade, deixe isso claro também, para evitar que seu cliente compre algo que não esteja disponível e tenha transtornos posteriores.Além das informações técnicas, é importante que você se preocupe com uma boa aparência, fornecendo boas fotos dos produtos, fotos que chamem atenção e que não deixem a desejar para o cliente na hora da compra.

Você também pode sugerir caso se relacione, o uso daquele produto com outro disponível em sua loja, aposte em vídeos que expliquem o funcionamento ou que mostre o produto, como, os acabamentos e detalhes.

Sempre deixe disponível no site, os horários de atendimento da sua loja, caso tenha loja física, principalmente, o importante é deixar o consumidor por dentro de tudo e agir com presteza quando houver dúvidas sobre algo.

  1. Prometer o que não pode cumprir

De acordo com uma pesquisa feita pela Episerver, cerca de 37% dos compradores receberam um produto que era diferente do esperado, e 27% receberam um produto que não correspondia a sua descrição no site.

Isso significa que você precisa mostrar ao seu consumidor, fotos do que o produto realmente é, e atributos que ele de fato possui para não gerar frustração no usuário e manchar a reputação da sua empresa com falsas promessas.

Dica: Procure disponibilizar um campo para que os usuários que já compraram determinado produto deixe algum comentário sobre sua experiência com a compra e com item, desta forma, outros consumidores se sentirão mais seguros para comprar, pois poderão analisar melhor.

  1. Atendimento lento

Suponhamos que o consumidor está no seu site pela primeira vez, se interessou por algo, mas ainda não quer comprar porque está com alguma dúvida e quer tirá-la com a equipe de atendimento, ele procura por atendimento, seu site não possui chat online, ele envia um e-mail pelo formulário, porém o prazo de resposta é muito longo.

O risco desse consumidor entrar em sites concorrentes enquanto você não responde é muito grande, e se seu concorrente fornece um atendimento mais rápido e diferenciado, pode ser que você acabe perdendo a compra.

Priorize a experiência do consumidor para que ele opte pela sua empresa logo no primeiro momento.

Abraços,
Até a próxima.

Comente

  • Emerson Guidine

    Muito bom!

  • Lucas

    Pois é, mas dependendo da area, se vc for muito sincero, acaba perdendo muitas vendas, pensem bem, vender para “um” cliente, é melhor do que nao vender, melhor vender 20 mil itens por ano para clientes novos com “falsas promessas” do que nao vender nada sendo muito sincero

    • Oi Lucas, bom dia!
      Entendo seu posicionamento, ser sincero não significa perder vendas,
      mas recomendamos para que haja mais confiança por parte do cliente para com o seu negócio 😀
      Sucesso e boas vendas!

  • Túlio Lacerda

    Olá Michelle,
    Excelente. Cumpro muito bem os primeiros tópicos, mas confesso ainda não ter implementado um chat online. Obrigado pela dica. Já sabia, mas ficava adiando. É sempre bom lembrar.
    Obrigado!

    • Oi Túlio!
      Isso aí, é sempre bom implantar novas ferramentas que facilitem a vida do cliente =D
      Sucesso e boas vendas!