Planejamento para datas sazonais

Já estamos no início no ano e novamente no e-commerce começa a rodar as datas sazonais, você já se planejou para essas datas?

Agora no início de 2019 muitas lojas já começaram as queimas de estoques, e em breve lançam as novidades e não muito longe já começam as datas sazonais de vendas, como páscoa, dia das mães, dia dos namorados etc.

Mas qual importância do planejamento dessas datas?

Nessas datas são quando ocorrem os grandes picos de vendas durante o ano e estar bem preparado para elas é essencial para ter um ano de lucros. Você precisa se planejar com antecedência para essas ocasiões, tanto no planejamento de promoções e ofertas, assim como para divulgar estas datas.

Afinal independente da data sazonal, se for aderente ao seu negócio, você deve estar bem planejado para criação e execução das promoções, ofertas e divulgações, se a sua marca tem aderência com aquela data comemorativa, etc. Para que nestas datas sua loja possa gerar bons resultados.

O ideal é verificar quando irá cair essas datas e agora no início do ano já elaborar o planejamento estratégico referente a quais datas sazonais irá trabalhar, quais combinam com seu negócio, as datas de criação das peças de divulgação, quais promoções, duração e finalização de cada uma.

Em especial uma data muito importante para se preparar será a Black Friday.

Para comprovar como essas datas são muito importantes segue alguns dados: Dia das Mães o varejo registrou em 2018 R$ 2 bilhões a mais em vendas em relação a 2017. Dia dos Namorados de 2018 cresceram 1,63% na comparação com o mesmo período de 2017. Dia dos Pais Dia dos Pais atingiu R$ 2,1 bilhões, uma expansão de 8% referente a 2017. Black Friday 2018 registraram sobre o número de pedidos um aumento de 13%, chegando a 4,27 milhões.

Abaixo segue algumas das principais datas sazonais:

05/03 – Carnaval

08/03 – Dia Internacional da Mulher

21/04 – Páscoa

12/05 – Dia das Mães

12/06 – Dia dos Namorados

20/07 – Dia do Amigo

11/08 – Dia dos Pais

12/011 – Dia das Crianças

29/11 – Black Friday

25/12 – Natal

 

Comente