Pagamentos via Boleto Registrado

Desde o final de 2018 entraram completamente em vigor as normas da Nova Plataforma de Cobrança da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) que eliminaram o uso dos boletos sem registro. Apesar disso, muitos lojistas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento dos boletos registrados, as diferenças com o tipo antigo e de que formas contornar os gastos gerados com essa obrigatoriedade.

Para ajudar você nisso, preparamos este artigo com todas as informações que você precisa saber sobre o boleto registrado. Confira!

Diferenças entre o boleto registrado e o sem registro

De uma forma geral, a finalidade do boleto, seja ele registrado ou não, é funcionar como cobrança de um serviço ou item adquirido. Até pouco tempo atrás, ele podia ser emitido por qualquer instituição bancária.

A principal diferença entre o boleto registrado e o sem registro está nas informações sobre o cedente e o pagador que constam somente na versão registrada e são repassadas ao banco — além do valor cobrado, da data de vencimento, do código, entre outros. Esses detalhes são enviados ao banco e armazenados em uma base de dados. Já no boleto sem registro, isso não ocorre.

A tarifa é outro ponto importante para diferenciá-los. Na categoria sem registro, o banco costuma cobrar tarifa apenas quando o boleto é efetivamente pago por meio da rede bancária. Desse modo, uma vez que o boleto bancário sem registro é liquidado junto ao banco apenas no momento do seu pagamento, não há custo de emissão.

No caso da cobrança com registro, o banco pode cobrar tarifas sobre as ações de registro, alteração ou cancelamento do boleto. Isto é, para um mesmo boleto, você pode ter que pagar mais de uma tarifa. Com a mudança, o documento passa a ter taxas como registro, custódia, liquidação e protesto, além dos tradicionais custos de estocagem de cada mercadoria enquanto a empresa aguarda a informação de pagamento dos boletos pagos.

Existem dois tipos de boleto: proposta/oferta e cobrança/dívida. O e-commerce trabalha com o primeiro tipo. O pagamento até a data de vencimento significa que a oferta foi aceita, e o não pagamento indica que houve desistência da compra, o que não traz consequências para o consumidor, como protestos por inadimplência.

Vantagens e desvantagens do boleto registrado

Embora a emissão passe a ter um custo superior, no geral, as empresas tendem a se beneficiar com a nova regra de boleto registrado. Com a nova plataforma, o gestor tem maior controle dos processos de venda, redução da possibilidade de ocorrência de fraudes e maior segurança e entrega eletrônica por meio de DDA (Débito Direto Autorizado). Além disso, erros em cálculos de multas e de encargos em boletos vencidos serão reduzidos.

Já o cliente terá como vantagem fazer os pagamentos em qualquer banco, mesmo após o vencimento, não precisando pedir emissão da 2ª via de boletos.

Além disso, o boleto deve ser registrado novamente por meio de arquivo de remessa junto ao banco. Esse processo é mais seguro para todos os envolvidos com o registro.

Como desvantagens, podemos destacar o fato de que o custo operacional com bancos passou a ser maior. Isso, porque qualquer manipulação do título pode custar taxas — principalmente, para micro e pequenos empresários, que são desprovidos do poder de negociação com as redes bancárias.

Como funciona o boleto e qual a sua importância

O boleto foi criado pelo sistema bancário há mais de 20 anos para solucionar o problema de pagamento de contas entre diferentes bancos. Em regra, ele funciona da seguinte maneira: a empresa emite o boleto e o envia para o cliente. Com isso, ele pode pagar o documento usando a linha digitável ou o código de barras em qualquer agência.

No Brasil, o boleto registrado foi criado no intuito de garantir maior segurança e rastreabilidade das transações financeiras realizadas. Quando esse tipo de documento é emitido, um arquivo digital é imediatamente enviado ao banco em que o pagamento deverá ser feito.

Emitir um boleto registrado consiste em criar um arquivo, gerado no momento da emissão para o banco. Esse boleto fornece à instituição financeira todas as informações necessárias para identificar a pessoa ou a empresa que fará o seu pagamento, como CPF, CNPJ, endereço, valor da cobrança, prazo limite e eventuais encargos.

O que muda é que, no ato do pagamento, será realizada uma consulta automática na Nova Plataforma para que as informações sejam validadas. Se os dados forem compatíveis com os registrados, a operação é efetivada. Caso contrário, o pagamento não é autorizado. Com isso, elimina-se também o risco de pagamento duplicado do mesmo boleto, pois essa autorização não será necessária.

No e-commerce, o boleto é uma opção que oferece muitas vantagens para o negócio. A fim de sanar todas as dúvidas sobre a Nova Plataforma de Cobrança, a Febraban desenvolveu uma cartilha que trata do assunto.

Os custos do boleto registrado

Certamente, valores adicionais serão cobrados com os boletos registrados, variando de acordo com as instituições financeiras. Conforme já citado, deverão ser consideradas taxas como as de registro, custódia, liquidação e protesto, além dos custos de estocagem de cada mercadoria enquanto a empresa aguarda a informação de liquidação do título.

Soluções para sua loja online

Existem algumas opções para as empresas economizarem e simplificarem suas adequações à nova regra da plataforma da Febraban, que torna o boleto registrado obrigatório. Uma das soluções é utilizar um serviço de intermediador de pagamento, que cobre os custos de manipulação dos boletos, cobrando uma taxa fixa mensal.

Outra opção é impulsionar suas vendas com cartão de crédito e débito, dando condições especiais aos seus clientes. São válidas campanhas lembrando aos consumidores da segurança em comprar com esses sistemas e fomentar todo tipo de pagamento eletrônico.

Status Reservado

É muito comum ouvir as pessoas dizerem que o boleto bancário é o meio de pagamento favorito dos brasileiros. Os memes sobre “pagar boleto bancário” infestam as redes sociais e de fato são muitas vantagens para o lojista/empresa, porém uma das desvantagens é o tempo de confirmação de pagamento.

Esse tempo pode ser de até 4 dias úteis e a PagHiper, visando reduzir esse tempo de espera, implementou o status reservado, para auxiliar as empresas e lojas a ter maior controle sobre seus pagamentos. Os boletos efetuados são marcados como reservados em até duas horas do seu pagamento. É um jeito de saber com antecedência que o boleto foi pago mas ainda não compensou.

 

Comente