Sabemos que muitos dos pedidos gerados em lojas virtuais acabam sendo esquecidos e gerando a famosa taxa de não conversão do e-commerce que assombra muitos empresários do ramo.
Seja pela forma de pagamento escolhida, esquecimento ou até mesmo arrependimento de compra, a taxa desses pedidos vem crescido cada vez mais.
A média do e-commerce brasileiro para conversão de pedidos com opção de boleto bancário pagos fica na média de 10%. E muitas vezes, o lojista fica sem saber o que fazer para poder driblar esse número e tentar fazer uma real conversão.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para que você consiga reverter a situação e consiga obter o pagamento do cliente que gerou o pedido através de boleto bancário ou até mesmo em transferência bancária.
1) Tenha Cobrança Automática
Uma forma muito eficaz de fazer a conversão de pedidos no e-commerce é que a sua plataforma ofereça um serviço de cobrança automática para o seu cliente.
Isso nada mais é do que ao fazer um pedido na loja virtual e a opção escolhida seja a de boleto bancário, a plataforma envie automaticamente um e-mail para essa pessoa com o código de barras da cobrança e se possível o boleto inteiro.
Além de gerar mais confiança, você conseguirá fazer com que ela se lembre da compra toda vez que acessar o e-mail.
2) Não estenda a data do vencimento
O gestor sabendo dessas taxas de conversão as vezes negativas quando se tratam de pedidos em boletos e transferências bancárias, deve ter em mente que quanto mais extensa for a data de pagamento, maiores as chances do cliente esquecer de efetuar a compra.
O recomendável nesses casos é combinar com a sua operadora de boletos prazos como de um a dois dias úteis no máximo. Esse período é o suficiente para que seu cliente possa se organizar e realizar o pagamento.
Esse tipo de opção é bem simples de resolver na Paghiper e o usuário consegue configurar de forma automática dentro da plataforma.
3) Mande um e-mail no último dia de cobrança
Se a sua plataforma permitir essa opção, utilize um e-mail automático informando à pessoa que seu produto ainda continua separado esperando por ela.
Para fazer isso de forma fofa e pessoal, sem querer parecer que está “cobrando” algo, monte uma copy que mostre os benefícios em adquirir aquele produto o quanto antes e como poderá ser útil em seu dia a dia. E lembre-se de colocar a observação de que o prazo do boleto está se expirando.
4) Entre em contato diretamente
Em tempos de tecnologia e onde o WhatsApp se tornou o maior canal de comunicação do mundo, aproveite esses benefícios e faça um contato pessoal com o gerador do pedido.
Mandar um áudio nesses casos, pode ser mais indicado. Além do receptor da mensagem recebe-la com menos estranheza, poderá ver que sua empresa oferece um atendimento pessoal e que cada cliente é único.
Pergunte se a pessoa ficou com alguma dúvida durante o período de compra, se pode ajudar em alguma coisa ou se precisa de algum tipo de auxílio após a conclusão do pedido. Essa é uma das maneiras mais eficazes de reverter a inadimplência de e-commerce.
5) Escolha uma empresa que ofereça suporte
Para ter um e-commerce funcionando da melhor forma possível, escolha uma empresa responsável pela operação de pagamentos que possa te oferecer todo o suporte necessário e te auxiliar em dúvidas do dia a dia.
A PagHiper oferece atualmente as melhores taxas do mercado e é especializada em transação de pagamentos através de boletos bancários. Isto significa que, além do suporte técnico, você terá a certeza de que terá uma empresa do seu lado tão empenhada como você para fazer com que o seu negócio dê certo.
Conte conosco para receber seus pagamentos!
Abraços e até a próxima.