As principais métricas para o e-commerce

Para criar um e-commerce e fazer deste um negócio sustentável através do tempo, você precisará muito mais do que um produto que faça a diferença na vida dos seus clientes. É preciso analisar a fundo todas as informações que o seu negócio vai apresentar ao longo do tempo.

Com a análise de dados nas mãos, será possível ver o que você precisa fazer para melhorar seu desempenho e principalmente, ter ideias para ir melhorando o desempenho do seu negócio e a experiência do usuário em sua plataforma.

Por isso, separamos algumas métricas que você não pode ignorar para ter um e-commerce sustentável e em crescimento todos os dias.

1) Taxa de Conversão

A conversão nada mais é que o medidor de quantas vendas você está fazendo durante determinado período. Ela é analisada através do número de porcentagem de visitas que a sua loja virtual recebe e o número de vendas concretizadas.

Compare seu negócio mês a mês e estude os dados. Essa é uma das métricas mais importantes para seguir sempre crescendo com o seu negócio online e que jamais deve ser deixada de lado.

2) Receita

Analisar a receita nada mais é do que você fazer um comparativo mensal de quanto a empresa faturou mensalmente no valor líquido e bruto.

Essa métrica está bastante atrelada à taxa de conversão. Assim, você além de ter um balanço financeiro saudável, poderá ver o que está faltando para ir melhorando dia a dia.

3) Quantidade de produtos

Para que você tenha um e-commerce saudável e que não acarrete um possível desconforto para seu cliente por conta de avaria de estoque, tenha sempre em mente que é extremamente necessário acompanhar a quantidade real do seu estoque sempre que possível. O mais indicado que essa contagem seja refeita a cada semana, dependendo da quantidade que você tenha.

Além de sempre ter o produto para não interromper vendas, você conseguirá ter noção de quais produtos possuem mais saída e investir seu dinheiro e energia no que vem dando certo.

4) Ticket Médio

O ticket médio talvez seja a principal métrica de um e-commerce, e a base para saber o quanto de faturamento você fez naquele mês, baseado por cada venda.

Esse número é calculado através da seguinte conta: Valor da receita dividido pelo valor final de cada transação na plataforma. Tenha esses números mensais e anuais para poder acompanhar de forma saudável o crescimento do seu negócio.

5) Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição também é muito importante de ser analisada. Ela basicamente mede a quantidade de pessoas que entraram e saíram do seu site sem terem feito qualquer tipo de interação com a página.

É através desses números que um empreendedor consegue saber se a sua página está podendo fazer conversões efetivas ou se existe algo que está incomodando o usuário a ponto de não fazer uma compra.

E isso podem ser vários motivos: design, falta de informações claras, descrições de produtos não objetivas, falta de tabela de medidas (caso se produto precise de uma), opções de pagamento que não estejam de acordo com o cliente ou até mesmo o preço do seu produto, se estiver anunciando para pessoas que não sejam seu público alvo.

6) Número de pedidos

Quase todas as plataformas oferecem esse tipo de informação, mas é importante que você consiga separar os números de pedidos da loja virtual em dois grupos: Os pedidos pagos e os pedidos que não foram pagos.

Além de facilitar o cálculo real do ticket médio da empresa, você terá um controle melhor sobre os principais números do seu negócio.

7) ROI

O ROI serve como métrica para calcular o valor gasto no marketing digital x o valor real de vendas obtidas. E para aprender a calcular esse valor, você precisa ter a seguinte conta em mente:

Ganho obtido – investimento inicial. Com o resultado, divida novamente pelo valor do investimento inicial.

Além de ser a forma mais segura de calcular o valor gasto em marketing, você conseguirá saber se as suas campanhas estão gerando lucro ou prejuízo.

Abraços e até a próxima!

Comente