4 dicas para engajar o público com sua marca no Instagram

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo e talvez a mais relevante quando falamos de vendas online. São aproximadamente 40 bilhões de imagens compartilhadas, 400 milhões de usuários ativos mensais (e o número não para de crescer a cada mês) e mais de 80 milhões de fotos compartilhadas por dia pelos seus usuários.

Para o empreendedor que tem uma loja virtual ou um negócio online, se torna praticamente impossível ignorar números tão expressivos. E a cada dia que passa, mais pessoas estão migrando a frequência de tempo do Facebook e se transferindo diretamente para o Instagram.

Porém, para conseguir cada vez mais seguidores qualificados para a sua rede social e fazer com que isso se transforme em vendas, é preciso saber engajar o público de maneira exata. Porém, muitas pessoas ainda desconhecem o poder efeito que o marketing digital pode exercer nessas funções.

Confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar a aumentar o número de seguidores e despertar o interesse do seu público em interagir com o seu perfil no Instagram:

Qual seu objetivo?

Ao entrar no Instagram, você precisa ter claro qual será sua linguagem de comunicação para já conseguir traçar qual seu maior objetivo na rede: oferecer produtos? Vender produtos? Alcançar novas pessoas? Ser criador de conteúdo? Dar mais visibilidade para sua marca? Criar relacionamento?

Para que qualquer estratégia dê certo, tenha isso de forma bem clara na sua cabeça para ajudar a ter sucesso mais rápido.

1) Crie um calendário editorial

Uma dica que pode parecer simples mas muitos empreendedores não se atentam nisso logo de início, é ter um planejamento editorial sobre cada rede social que irá usar. Aqui, você precisará desenhar tudo o que espera do seu Instagram.

Que tipo de conteúdo você irá postar no Instagram para chamar a atenção do seu público? Sobre o que se trata o seu perfil, e como deixar de forma clara para o cliente?

Tenha sempre posts programados com antecedência para não cair na rotina do dia a dia e esquecer de abastecer a rede social com novos conteúdos. Além de chato, essa atitude passa a impressão da empresa estar abandonada.

2) Convide sua audiência a participar do seu perfil

Faça e escute sua audiência durante todo o processo. Se você estiver em dúvida sobre qual tipo de conteúdo postar para o próximo mês, interaja com seus seguidores e crie algo que eles tenham vontade em ver no feed.

Por exemplo, uma ótima forma de engajar é fazer perguntas.
Exemplo: se você tem um negócio de moda, pergunte que tipo de calça agrada mais. Você com certeza terá mais participação em seu perfil.

3) Utilize hashtags

Usar hashtags em sua rede social é uma estratégia fundamental para ganhar mais seguidores e principalmente engajar pessoas interessadas no seu tema.

Utilizando as hashtags (#) que servem como etiquetas dentro do Instagram, você terá a certeza de que seu conteúdo está sendo direcionado para as pessoas que você escolheu no planejamento e calendário editorial.

4) Faça Stories

Nada melhor do que conhecer uma marca e principalmente, quem está por trás dela. As pessoas amam ver bastidores de serviços e ter a sensação de que estão acompanhando a vida do perfil que seguem em tempo real. E nada melhor que o Instagram Stories para isso.

Muitas pessoas hoje em dia estão perdendo o hábito de rolar o feed por muito tempo e ficar ali em cima. Por isso, também crie um conteúdo específico para esse tipo de mídia. Pode ter certeza que o maior engajamento do Instagram hoje se deve à implementação dos Stories.

Se você tem uma loja de roupas por exemplo, faça stories mostrando as novidades, a nova coleção que chegou, mostre looks prontos, ou enquetes perguntando qual look o público usaria, tudo isso faz com que os clientes interajam com a sua marca e a longo prazo, se tornem fiéis.

Se seu segmento é mais voltado para serviços, por exemplo um escritório de engenharia ou arquitetura procure mostrar o andamento das obras, mostre cada detalhe do projeto, transmita seriedade e comprometimento que seu negócio tem. Vale mostrar também a equipe reunida e a todo vapor trabalhando para oferecer sempre o melhor.

Faça o teste e aplique essas dicas.
Temos certeza que seu perfil do Instagram não será mais o mesmo.

Comente