Um mês para a Black Friday 2024. Como se preparar?

Falta apenas um mês para a Black Friday 2024, que acontecerá no dia 29 de novembro, e já começamos a perceber as lojas realizando os preparativos para a data mais movimentada do ano no comércio em geral. Pelas ruas já é comum vermos cartazes referenciando a data e promoções “pré Black” para manter o mercado aquecido mesmo nos dias que antecedem a data, assim como torres de produtos que chamam muita atenção.

Se no comércio físico, tudo isso é comum no preparo para a Black, como criar estratégias para a data no e-commerce? Seria possível adaptar as estratégias usadas pelas grandes varejistas para o comércio eletrônico?

Hoje vamos adaptar 5 estratégias de grandes varejistas para atrair clientes na Black Friday!

Número 1 – Boi de piranha:


Você provavelmente já deve ter ouvido essa expressão. Mas, se não, a estratégia “boi de piranha” nada mais é do que criar uma promoção com um produto que tenha uma boa margem para ser realmente atrativo. A ideia aqui é atrair o cliente até o ambiente da loja para que, uma vez lá dentro, ele compre não só o produto que o atraiu, mas também, outros produtos da loja.
Portanto, encontre seu “boi de piranha”, crie uma promoção que realmente chame a atenção do seu público com ele e traga fluxo para sua loja.

Número 2 – Torre de produtos:

Fonte: samaisvarejo.com.br

O boi de piranha é uma estratégia realmente fantástica para atrair o público. Mas, uma vez lá dentro, o cliente precisa de estímulos que o levem a comprar outros produtos além do chamariz. Nas lojas físicas é muito comum vermos torres de produtos com layout atraente que torna praticamente impossível um cliente não ter o impulso de se aproximar e saber mais sobre o item. Portanto, organize seu ambiente de maneira chamativa, escolha boas fotos, destaque seus produtos e promova um ambiente agradável dentro da sua loja.

Número 3 – Anuncie:


Nas rádios, em panfletagem, carros de som, porta de loja, em todo canto vemos as lojas físicas presentes divulgando e buscando chamar a atenção para suas promoções, muitas vezes, dando ênfase no “boi de piranha” citado acima, juntamente com outros produtos. No ambiente online, as redes sociais e as campanhas de tráfego pago (Google ads, Meta ads e outros) são nossos canais de anúncio.
Porém, não basta apenas impulsionar um anúncio qualquer. É necessário o estudo do público-alvo e uma boa apresentação do produto. Uma estratégia de grande ajuda nessa hora é o gatilho de escassez. Por exemplo: “Últimas unidades” ou “válido apenas para os 100 primeiros clientes”.

Número 4 – Prepare seus vendedores:


Vendedores de lojas físicas costumam conhecer a fundo os produtos da loja, suas características técnicas e os diferenciais entre as marcas do mesmo tipo de produto, o que faz com que a compra seja mais assertiva diante das necessidades de cada cliente junto ao produto. No ambiente online, a descrição do produto é seu vendedor treinado. Descreva as características detalhadamente, sejam elas físicas, como tamanho, largura, comprimento, ou técnicas, como capacidade, potência, material.

Número 5 – Prepare seu estoque:

Fonte: nuvemshop.com.br

Em datas como a Black Friday, as lojas físicas preparam as promoções antecipadamente, para poderem solicitar de seus depósitos quantidades maiores dos produtos que estarão em promoção, para evitar que seu estoque esgote rapidamente, gerando frustração nos clientes. Assim sendo, aproveite esse mês para analisar quais serão suas promoções na Black e preparar seu estoque para atender a demanda que ela irá gerar.

Segundo o levantamento da Neotrust e ClearSale, o faturamento da Black Friday 2023 no e-commerce foi R$ 5,23 bilhões, o que mostra a força da data e a oportunidade de alavancar vendas usando boas estratégias. Mas grande parte das estratégias citadas acima, se aplicadas continuamente, podem te fazer alavancar suas vendas mesmo fora da Black. Portanto, como dica extra, adapte essas estratégias ao seu negócio, analise os resultados e continue adaptando. Assim, quando seu concorrente chegar na Black Friday, ele estará buscando estratégias para tentar te alcançar!

 

Comente