Não é novidade que, hoje em dia, nós estamos vivendo em um mundo digital, e a tão falada era da tecnologia só vem crescendo e consolidando-se cada vez mais, trazendo à tona novas tendências. É dessa forma que o nosso mundo está se adaptando e, facilmente, conseguimos notar uma grande inovação que facilita muito as nossas vidas: o e-commerce.
Nesse cenário, no Brasil, muitos estudos vêm sendo realizados sobre o comércio eletrônico. De acordo com uma pesquisa realizada pela E-commerce Brasil, o setor mencionado deverá crescer em aproximadamente 16% no ano de 2025, alcançando uma receita estimada de R$ 240 bilhões.
Portanto, você, lojista, não pode ficar de fora dessa crescente tendência. Mas, não se preocupe: nós, da PagHiper, queremos ajudar você com dicas valiosas sobre as 6 principais tendências do e-commerce para alavancar sua loja em 2025.
1. Personalização avançada
Quem nunca se deparou com um anúncio de algum produto ou serviço de interesse ao assistir a um vídeo no YouTube? Essa é uma das tendências mais poderosas para aumentar as vendas online. Ao utilizar dados relacionados ao comportamento do cliente, é possível criar uma experiência única para cada usuário, com recomendações inteligentes de produtos, ofertas personalizadas e até layouts dinâmicos que se adaptam ao gosto de cada um.
Ainda mais, com os algoritmos da inteligência artificial, é possível prever com precisão o que cada consumidor deseja, aumentando a fidelização. Não se limita na recomendação de produtos, mas também engloba o envio de e-mails personalizados, promoções exclusivas e a criação de programas de fidelidade adaptados.
Os resultados são claros: maior engajamento, redução de carrinhos abandonados e clientes mais leais. Em um mercado tão competitivo, oferecer experiências de compra personalizadas pode ser o que seu e-commerce precisa para se destacar e gerar mais vendas.
2. Experiência omnichannel
Sabe quando você encontra o mesmo produto com preços diferentes, sendo que a única diferença é que um se encontra na loja física e o outro na loja online? É bem provável que você já tenha visto isso acontecer. Nos deixa com uma sensação de falta de credibilidade e transparência. Por isso, a tática omnichannel garante uma experiência integrada e consistente, seja no ambiente online ou offline. Em outras palavras, independentemente se o cliente comprar pelo site, aplicativo ou na loja física, ele encontrará a mesma qualidade de atendimento, informações, ofertas e anúncios.
A partir dessa abordagem, a flexibilidade da compra é melhorada, permitindo, por exemplo, que um cliente compre online e retire na loja física, ou experimente um produto na loja física e finalize a compra digitalmente. Ao integrar os canais, você automaticamente amplia os pontos de venda e oferece conveniência, facilitando o processo de compra e aumentando as chances de conversão.
No final das contas, uma experiência omnichannel não só fideliza clientes, como também cria novas oportunidades de vendas, ao conectar o físico e o digital de maneira fluida e eficiente.
3. Social commerce
Conhecido também como uma das próximas grandes tendências do e-commerce, o social commerce traz a oportunidade de encontrar produtos desejados enquanto navegamos nas redes socias, como o Instagram, por exemplo. Como resultado, os usuários sentem grande comodidade, pois as redes sociais se transformam em verdadeiros canais de venda, onde os consumidores estão habituados a navegar diariamente. É notório que plataformas como Instagram e TikTok estão integrando funcionalidades de compra diretamente em seus feeds, permitindo que os consumidores descubram, interajam e adquiram produtos sem sair do aplicativo.
Em 2025, espera-se que os consumidores se sintam cada vez mais à vontade para interagir com marcas por meio das redes sociais, efetivando suas compras diretamente nelas. O segredo do sucesso está na integração natural do conteúdo com as ofertas de produtos, desde posts e vídeos até lives de vendas, de forma fluida e intuitiva.
4. Práticas sustentáveis
Globalmente, o termo sustentabilidade está tornando-se cada vez mais importante para atrair consumidores conscientes. Com a crescente preocupação sobre o impacto ambiental, muitos consumidores preferem marcas que adotam soluções ecológicas. Embalagens sustentáveis que dispõem de materiais biodegradáveis ou recicláveis, bem como logísticas com menor emissão de carbono na atmosfera, são exemplos de iniciativas que, claro, não apenas ajudam o nosso querido planeta, mas também conquistam a lealdade dos clientes.
Adotar práticas sustentáveis é um diferencial competitivo. As marcas que investem em sustentabilidade criam um vínculo emocional com os consumidores, os quais sentem-se parte de algo maior. Essas práticas não são apenas uma tendência, mas uma necessidade empresas que buscam crescer de forma ética e responsável.
5. Realidade aumentada
A realidade aumentada (RA) revoluciona a forma pela qual os consumidores interagem com os produtos antes de comprá-los. Com a RA, é possível visualizar e até interagir com itens de forma virtual, como experimentar um móvel no ambiente de casa, testar uma maquiagem no próprio rosto ou vestir uma roupa, tudo sem sair de casa.
Essa tendência oferece uma experiência de compra mais assertiva, pois o consumidor pode visualizar o produto de forma mais tangível e realista, auxiliando na redução de dúvidas e receios. Consequentemente, resulta em uma decisão de compra mais confiante e, muitas vezes, em uma experiência mais prazerosa.
6. Pagamentos por Pix
Em um mundo que está cada vez mais rápido, os consumidores esperam por operações mais rápidas. A espera para aprovar uma compra ou pagar um boleto pode ser exaustiva para alguns, afastando compradores que buscam praticidade no dia a dia. Uma pesquisa do Banco Central apontou que, dos indivíduos entrevistados, 64,9% preferem usar o Pix para suas transações, destacando-se como um dos meios de pagamentos favoritos dos brasileiros. Não é por acaso: o Pix oferece uma solução rápida, sem burocracia, com transferências em tempo real.
Portanto, para os e-commerces, adotar o Pix não só oferece uma experiência de compra mais fluida, como também pode resultar em uma redução nas taxas para o lojista, quando comparadas a outros métodos tradicionais de pagamento. Integrar o Pix no processo de compra é uma estratégia inteligente para facilitar as vendas, aumentar o lucro e manter os consumidores satisfeitos.
Aqui, a PagHiper entra em ação: com a gente, é possível gerar tanto o Pix Instantâneo, com aprovação imediata, quanto o Boleto Híbrido, que possui um QR Code Pix para aprovação instantânea, sem toda aquela espera para compensação e burocracia tradicional.
💙 Gostou desta lista sobre as tendências do e-commerce feita exclusivamente para ajudar o início do seu 2025? Fique por dentro do nosso blog para sempre receber mais conteúdos como este! A PagHiper está sempre pronta para crescer com você. Com as dicas incríveis que trouxemos hoje, não sobra dúvidas que, juntos, podemos chegar muito longe!